Os dilemas em começar um blog - Sumá

Os dilemas em começar um blog

Os dilemas em começar um blog

Faz um bom tempo que a nossa equipe conversa sobre começar um blog sobre o Sumá. Mas as múltiplas tarefas que desempenhamos em uma pequena empresa nos deixam reféns da lista de prioridades e o blog sempre ficava entre as últimas tarefas. Inspirada nas publicações da Moeda.in, sistema bancário cooperativo o qual tive o imenso prazer de conhecer a co-fundadora Taynaah Reis no Festival do Social Good Brasil em 2017, que venho acompanhando, pensei que podíamos seguir um modelo similar. Em suas redes sociais, a Moeda divulga de forma simples e eficaz as atividades da semana, em um formato parecido com um report, contando ainda as histórias relevantes das mulheres impactadas pelos seus Projetos Seed. Assim, para nós aqui do Sumá, o modelo de blog que parece funcionar é esse: um compilado interessante do dia-a-dia de uma empresa jovem e que está trabalhando para mudar uma cadeia milenar como a de aquisição e distribuição de alimentos. Então, por aqui, vocês vão encontrar um pouco sobre o Sumá e nossos desafios.

 

Hoje foi um dia legal. Saímos no ranking 100 Startups to Watch realizado pela revista PEGN, Época Negócios e Elo Group. Firmes no propósito, seguimos com muito chão a ser trilhado.

 

Ranking 100 startups brasileiras para ficar de olho. Fonte: Valor Econômico, 2018.

 

Em nossa unidade do Rio Grande do Sul, uma foto direto do restaurante da Embrapa Clima Temperado — Centro de Capacitação de Agricultores Familiares (CECAF) em Cascata, Pelotas/RS. Contrato conquistado com o restaurante terceirizado para o fornecimento de hortaliças por agricultores familiares situados a menos de 30km da sede da Embrapa. Nesse prato figuram 8 produtos fornecidos direto da agricultura familiar local.

Prato com 8 produtos fornecidos pelos agricultores do Sumá.

 

Na semana passada, a unidade de Santa Catarina participou de um bate-papo com a equipe do Projeto Alimentos Bons, Limpos e Justos. Projeto idealizado pelo Slow Food Brasil com apoio da SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário) e coordenação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com foco na Agricultura Familiar Brasileira. Conversa boa, com muita sinergia e focada em discutir comercialização de maneira justa para o agricultor e comprador.

 

Projeto Alimentos bons, limpos e justos.

 

Em nossa unidade do Rio Grande do Sul fomos convidados para o evento Diálogos Agroecológicos no curso de Agroecologia da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande). Diversos jovens engajados em produzir alimentos de qualidade com um debate rico com o nosso Coordenador Felipe Amaral.

Agroecologia da FURG trocando ideias sobre comercialização com nosso Coordenador Felipe Amaral.

E assim, meio sem querer, mas com muita energia boa, começa o blog do Sumá. Em breve eu volto com nosso novo site e histórias dos nossos agricultores que merecem ser compartilhadas.

Um abraço,

Daiana Censi Leripio — Coordenadora Operacional do Sumá.

 

Comments

comments